quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jovens de Jaguaribe obtêm a chance de estudar no exterior.

Kaio Mircleano

Através do Programa Ciência sem Fronteiras em uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de suas instituições de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e das Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico do MEC, jovens de todo o país obtêm a Graduação - Sanduiche e com ela a chance de passar uma temporada em outros países ampliando seus conhecimentos.
A cidade de Jaguaribe já foi agraciada algumas vezes e jovens que estudaram em escolas do município e se destacaram em notas do ENEM, se inscreveram no Programa Ciência sem Fronteira e foram selecionados.
Entrevistado para falar sobre o fato e representar os selecionados pelo programa na cidade de Jaguaribe- Ceará, o jovem Kaio Miclenano Pereira de Lima, 19 anos descreve a ansiedade de embarcar nessa cultural aventura de 18 meses rumo á Savannah, cidade localizada no estado americano da Geórgia, no Condado de Chatham, onde fará seis meses de curso específico na língua inglesa e um ano e meio de Design de Produtos, curso em andamento na Universidade Federal do cariri em Juazeiro do Norte.
Kaio Mircleano cumpre todos os requisitos necessários exigidos para ser contemplado pelo programa. É brasileiro, está matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil, foi classificado com nota no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM que deve ser de no mínimo de 600 pontos, possui bom desempenho acadêmico e concluiu no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação. Candidatou se em setembro de 2013 e passou pelo processo de proficiência na língua inglesa em fortaleza- Ceará foi selecionado e no dia 23 de junho de 2014 foi notificado sobre sua estadia no exterior.
Segundo Kaio, não houve dificuldade nenhuma na acessibilidade ao programa e que obterá do mesmo, mensalidade de bolsa, auxílio- instalação, auxílio material didático, passagens aéreas (ida e volta) e seguro saúde.
Através da Graduação – Sanduiche, o jovem terá a oportunidade de frequentar e adquirir conhecimento científico na renomada e conceituada instituição internacional Savannah College of Art and Design, Scad Language Studio, o que deve oferecer ao mesmo a inovação e competitividade, ampliando um conjunto de qualificação profissional que o universo empresarial vem buscando atualmente: capacidade, experiência no exterior e educação de ponta.

Curículo: Kaio Mircleano Pereira de Lima nasceu em Jati- Ceará e passou sua infância e parte da adolescência em Jaguaribe, cidade onde reside sua humilde família, sendo o pai Rubens Alves de Lima (pedreiro) e sua mãe Maria Ledjane Pereira de Lima (dona de casa e artesã) e sua irmã Conceição Pereira de Lima. Kaio Cursou a Educação Infantil na Escola Pública Municipal Luiza Távora, o Ensino Fundamental na Escola Cornélio Diógenes e logo em seguida foi selecionado por boas notas para um Curso Profissionalizante na EEEP Poeta Sinó Pinheiro. O jovem sempre se sobressaiu em programas do Governo onde foi contemplado com dois computadores e ingressou na Universidade federal do Cariri através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Sem rodeios fala do sonho de fazer mestrado em Goiás e doutorado também fora do país numa continuação do Programa Ciência sem fronteiras.
Parabenizo aos jovens contemplados de todo o país parafraseando Telio Cardoso:

Grandes homens são feitos de grandes conquistas, que na maioria das vezes provieram de grandes obstáculos que foram vencidos paulatinamente sem pensar em desistir”.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.